Senta Ai....

E comenta... Sinta-se a vontade...
Vale tudo, só não vai valer ofender ninguém... (exceto alguns personagens políticos... rs; brincadeira - ou não... rs)
Fora isso... Deita que o Divã da Karaã é nosso...

terça-feira, 16 de março de 2010

Bipolar

Hoje em dia todo mundo fala sobre o Transtorno Bipolar Afetivo (TBA) ou Transtorno Bipolar do Humor (TBDH) com uma propriedade gigantesca, como se fossem PHD no assunto, diagnosticam e até prescrevem tratamento...
É tão fácil quando não se tem o diagnóstico de TBA...
O que a maioria não sabe é que se trata de uma doença (sim, uma doença) crônica, assim como a diabete, doença cardíaca, enxaqueca e tantas outras...
É um transtorno psicológico, porém não somos "loucos"...
Não tem cura, apenas tratamento para manter o paciente equilibrado, sem crises...
Mas a maioria das pessoas nos tratam com sujeitos meramente fracos, pois somos preguiçosos, não temos força de vontade, quando estamos na fase depressiva...
Quando estamos na fase maníaca, somos pessoas que não sabem controlar os próprios impulsos, somos descontrolados porque queremos, somos pessoas sem noção, que adoramos "causar", fazer "drama" para chamar atenção...
Somos pavio curto, estouramos por tudo e por nada, não pensamos nos outros, somos sempre acusados de insensíveis, egoítas...
Se estamos desanimados, ao ponto de não querer fazer nada, somos preguiçosos, estamos fazendo corpo mole, se não queremos ir para a balada, nos chamam de velhos...
Antes de saber que somos bipolar, ficamos perdidos, achando que realmente somos tudo isso, mas ai vem o diagnóstico, com ele vem o alívio de saber que não é "culpa" nossa, mas ao mesmo tempo vem uma sentença de uma doença cruel...
Passamos a ter medo de que as acusações se agravem, pois podem nos acusar de usarmos a TBA como muleta, pois não é uma doença diagnosticada com exames clínicos (de imagens ou laboratoriais), não temos como provar que somos de certa forma tão doentes quanto um diabético, que temos que ter uma rotina certa, devemos evitar certas coisas, precisamos tomar regularmente nossos remédios e mais do que tudo precisamos de apoio, de carinho, de compreensão...
O que mais eu escuto é: Você tem que reagir... Você tem que lutar... Você não pode ficar assim... Você não pode se entregar... Você tem que se controlar... Você tem que se acalmar... Você é 8 ou 80... Com você é tudo ou nada...
Como se eu não fizesse nada... Eu faço o que eu consigo, o que eu posso, tomo meus remédios, faço os tratamentos que me indicam, mas não é fácil, quando vêm a crise não percebo, só sinto que estou em crise quando chega ao auge... Ainda não aprendi a identificar logo no início, seria muito melhor para mim, mas ainda não cheguei nesse nível...
A maioria das pessoas durante esses últimos anos sumiram da minha vida, eu nem desconfiava que tinha TBA, mas hoje eu percebo que foi por conta disso... Me tornei uma pessoa "Chata"... O incrível foi que nesse mesmo período que foi crescendo a minha necessidade de amparo, de colo, de afeto...
Chego a estragar relacionamentos por conta da minha ansiedade, do meu anseio de pessoas...
Não só eu, mas qualquer pessoa bipolar tem uma necessidade afetiva grande, mas é do nosso jeito... Não dá para explicar como é esse jeito...
As crises podem acontecer por diversos fatores, stress, quebra na rotina, esforço físico (principalmente para quem não está acostumado), uma infecção (um simples resfriado); pois a TAB é tão físico quanto a diabete, são alterações no cérebro, mas como ninguém "vê" suas complicações, acha apenas que é "frescura", "coisa para chamar atenção"...
Hoje eu precisava desabafar...
A unica coisa que estou me dispondo a fazer, é escrever aqui... Realmente está me servindo de Divã...
Mas não tenho vontade de falar com ninguém, o que é contraditório... Mas se não for pra me ajudar, não quero mesmo...

"De tarde quero descansar
Chegar até a praia e ver
Se o vento ainda esta forte
E vai ser bom subir nas pedras

Sei que faço isso pra esquecer
Eu deixo a onda me acertar
E o vento vai levando
Tudo embora...

...E quando vejo o mar
Existe algo que diz
Que a vida continua
E se entregar é uma bobagem..."

3 comentários:

  1. Muito boa a idéia de falar sobre a bipolaridade! Prabéns! Hoje em dia, além de frescura, também virou moda ser bipolar.

    "Eu quero descansar no teu peito
    O cansaço dessa vida e o peso de ter que ser alguém
    Eu não sei o que faço, meu bem
    Nem o que farei"

    -Trecho de 'Descansar', da banda Canto dos Maldits na Terra do Nunca

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem menina?

    Estou pesquisando gente como a gente ... assim via de mão dupla ... bipolar ... para trocar idéias.

    Gostei de seu blog.

    abraços

    ResponderExcluir